O Reclame aqui é um site onde qualquer consumidor cadastrado pode compartilhar sua experiência negativa no processo de compra e venda com empresas de diversos segmentos buscando uma melhoria nas relações de consumo no mercado brasileiro.
Funciona da seguinte maneira:
Fazendo o cadastro e informando os dados corretamente, o consumidor ira publicar gratuitamente sua reclamação. O site fica responsável pela parte de encaminhar um e-mail para a empresa ou se tiver o Serviço de Atendimento ao Cliente Cadastrado no blog, a reclamação será enviada, lida e respondida pela empresa.
Além do Reclame aqui existem blogs e fóruns na web que zelam pelos direitos do consumidor, hoje quem quer consumir um produto ou comprar pela primeira vez em uma loja virtual e sente insegurança em efetuar a compra, basta digitar o nome do produto ou empresa no Google e conferir os resultados. As empresas privadas que prestam serviços de telefonia fixa e móvel lideram o ranking de reclamações e começam a sentir o poder que um cliente insatisfeito tem através de sites como o “Reclame aqui” e das mídias sociais.
No início deste ano o comediante Danilo Gentili, do programa CQC, postou em seu Twitter com mais de 550 000 seguidores, que estava sem sinal, esse pequeno post recebeu mais de 500 “retweet” (mais conhecido como RT, é utilizado para você enviar para os seus seguidores algo que alguém postou) e fez da Net líder de reclamações na web.
A transparência é essencial no processo de compra, venda e prestação de serviços e a internet proporcionou isso para o consumidor, “com a boca no trombone” as insatisfações serão minimizadas cada vez mais e o as relações mercadológicas seguem em constante aperfeiçoamento.
Clarissa Andrade
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