quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Social commerce - a queda do discurso corporativo


O Social commerce é um termo bem novo aqui no Brasil, em suma é uma modalidade de comércio eletrônico que utiliza ferramentas web 2.0, tendo como base o colaborativismo para auxiliar no processo de compra e venda, ou seja, os clientes não são apenas "clientes", são parceiros essências no processo de comercialização de produtos e até o pós-venda.
O site Camiseteria é um exemplo de social commerce bem sucedido, funciona como um concurso de estampas permanentes onde qualquer pessoa pode criar uma estampa e colocar no site, cada usuário dá uma nota para esse desenho, as estampas mais votadas são produzidas e vendidas no próprio site. Criar a sua própria camiseta e poder compartilhar isso com os amigos ou ver outras pessoas vestindo a sua arte são sensações que tem contribuído para o crescimento espantoso do Camiseteria que hoje tem um faturamento mensal de R$ 100 mil, sendo que o investimento inicial do fundador Fábio Seixas foi de R$ 20 mil, em 2005.
Colaboração é a palavra do momento, com a expansão do social commerce o discurso frio corporativo das empresas fica cada vez mais sem sentido, sai na frente quem conseguir usar corretamente as plataformas sociais unidas ao bom e velho atendimento ao consumidor e é claro um produto de qualidade. Pode-se dizer que esses são atributos para o sucesso de uma empresa física ou virtual, até que aconteça a nova "digi-evolução" do ambiente virtual, ai começa um novo ciclo, novos conceitos, neologismos, novas plataformas e etc. A única coisa que se pode garantir por aqui é que o relacionamento entre cliente e empresa nunca mais foi o mesmo desde o surgimento das redes sociais.


Talita Fonseca

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