domingo, 5 de setembro de 2010

Nike faz campanha em Buenos Aires

Nike promove mais uma campanha inovadora e irreverente. Empresa criada neste ano, a argentina +Castro se posiciona como uma casa de inovação. Se depender do case que desenvolveu para o tênis Nike Air Max, dedicado a corridas, o fundador, Nicolás Pimentel, pode dizer que cumpre o que promete. Ao menos no que se refere a conceitos de comunicação. Para o lançamento do novo modelo do calçados esportivo, a agência criou uma ação que misturou tecnologia, mundo online e ponto de venda. Tudo para passar a mensagem de que o tênis é tão leve que flutua.

Batizada de "Nike Air Live Show", a experiência, realizada nesta semana, consistiu em uma plataforma magnética onde se colocavam os calçados que se elevavam a quatro centímetros da superfície e se moviam por meio de um mecanismo "alimentado" por sinais vindos da internet. E também por sopros dos consumidores presentes em uma Nike Store de Buenos Aires onde estava a tal plataforma.

Na verdade, os sopros (estímulos físicos) são lidos por meio de um software como um estímulo digital. A leitura desse sinal faz mover um mecanismo instalado sob a plataforma que permite deixar o calçado suspenso e avançar. No caso da participação dos internautas, eles tinham de soprar nos microfones de seus computadores e laptops.

Os movimentos dos tênis formaram a base de um game travado pela web. As pessoas sopravam e faziam um modelo azul e um vermelho disputarem uma corrida. Isso na Nike Store, diante dos consumidores. A competição ainda podia ser vista pela internet, já que a inusitada prova foi transmitida por streaming de vídeo ao vivo.

"O conceito com o qual trabalhamos foi justamente o ar. A ideia era fazer com que o ar do Nike Air Max se convertesse em uma experiência de entretenimento para o consumidor, tanto pela web quanto pelo ponto de venda", declarou Diego Luque, gerente de brand communication da Nike Cone Sul.

Para Pimentel, diretor de inovação da +Castro, o trabalho uniu dois conceitos diferenciados: um novo software (para transformar o estímulo físico em digital) e uma tecnologia que permitiu que o sinal fosse lido por um dispositivo mecânico no PDV. "Esse tipo de inovação não se vê diariamente. É realmente alentador que uma marca como Nike tenha se animado com esse projeto", afirmou.

Além da +Castro, a ação teve a participação da BBDO Argentina, a produtora Sake, Estado Lateral Media Lab (especializado em interatividade) e o Estudio Sarra (de desenho industrial), que ajudaram a construir o projeto que misturou advergame online e a possibilidade de jogar ao vivo na loja da Nike. A direção de criação da campanha é de Ramiro Rodríguez Cohen e Rodrigo Grau, da BBDO Argentina. O detalhe interessante da ficha técnica: Diego Luque foi apontado como o "responsável por aprovar a ideia que não se sabia se ia funcionar".

Como sempre, a Nike se reinventa, promovendo campanhas sensacionais, de muita criatividade.

Beth Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário