Colaboração, interatividade, comunidade e mídias socias são palavras que norteiam esta nova geração inserida no ambiente digital. No mercado publicitário algumas empresas já começaram a estudar o consumo midiático deste novo target para que suas marcas possam interagir com o publico de maneira inteligente e natural.
Mais do que lançar uma promoção via twitter ou inserir um Vt engraçado no You Tube, a marca Sprite criou uma combinação tentadora entre internet, arte e game através de uma promoção chamada “Refresque suas idéias” onde uma pessoa pode criar a sua própria arte na latinha, concorrer a um XBOX 360 e quem sabe ter a estampa produzida na lata de Sprite.
Para divulgar a ação “Refresque suas Ideiais”, foi lançada uma campanha com filme para TV e cinema, peças de internet e materiais de ponto-de-venda, porém a grande jogada da marca foi ter combinado múltiplas plataformas web tornando o próprio publico como colaborador da sua comunicação. Para ganhar os usuários devem divulgar sua arte para o maior número de pessoas, a fim de receber mais votos, além disso as artes das latinhas podem ser baixadas em versões de background para as principais mídia sociais, como o Twitter.
O site é bem interativo, cheio de vídeos e animação em Flash, não é necessário habilidade em desenho para construir uma estampa e as ferramentas são bem parecidas com o programa “Paint” do Windows, acredito que a incorporação de um ranking em tempo real estimularia ainda mais a competição e consequentemente resultaria na maior divulgação da campanha.
Para quem quiser participar segue um breve regulamento:
Funciona assim: Para participar do concurso, o consumidor deve acessar o site, escolher a versão para a qual pretende desenvolver a estampa – Sprite regular, com fundo verde, ou Sprite 2.Zero, com fundo prata, – e criar uma sugestão de arte, utilizando a ferramenta de desenho desenvolvida pela marca especialmente para a ação.
Para inspirar os candidatos, a marca lança uma coleção de quatro latas em edição limitada, com identidades visuais assinadas por nomes de referência na arte urbana do grafite: Bruno Big, Fefê Talavera, Jotapê e Nina Moraes.
Os desenhos ficarão disponíveis no site de Sprite para votação, por um período de dez dias. Os autores das 30 artes mais votadas ganharão um videogame Xbox 360 Sprite customizado. Os quatro grafiteiros que assinam as latas da série limitada elegerão quatro artes criadas pelos consumidores para serem lançadas pela marca no verão de 2011, completando a série “Refresque suas Ideias”. A promoção é válida a partir de 9 de agosto e com inscrições até 3 de novembro.Os trabalhos escolhidos serão revelados no dia 07 de dezembro.
Talita Fonseca
Ola Talitinha...
ResponderExcluirEsta promoção da Sprite é show... Bom a interação das midias é um otimo meio de divulgação de um produto, pois você consegue atingir o seu diversas vezes de maneiras diferentes. O que foi bacana na Sprite é que ela esta fazendo com que o publico participe criando uma arte que poderá sair nas latinhas do refri e para que esta ganhe, as pessoas que fizeram o desenho terão que divulga-lo para ganhar votos que automaticamente gera uma propagação do produto para diversas pessoas sem contar que esta interação com o publico gera ppontos a favor da marca. Isto é muito bacana.