Redes Sociais devem fazer parte de uma estratégia maior de presença digital, devem ser uma das ações dentro do ambiente online, assim como games, blog, otimização no Google ou presença em buscadores de preço.
Redes Sociais é o assunto do momento, falar aqui sobre esse tema não será nenhuma novidade.
O brasileiro é realmente o povo mais apaixonado pelas Redes Sociais em todo o planeta. Somos o principal povo da principal rede do mundo, o Orkut; em pouco mais de um ano, o Brasil assumiu a vice-liderança no acesso ao Twitter, e recentemente uma pesquisa mostrou que já somos o segundo em acesso ao Formspring, rede que chegou sem muito alarde e foi crescendo e já foi até plataforma de lançamento do Novo Uno (Fiat).
Em um planejamento estratégico digital, precisa-se, antes, analisar o mercado e o cenário, para depois pensar na ação e aí, então, pensar no retorno dela.
As agências começaram a planejar ações para suas marcas que tinham como grande foco as Redes Sociais, afinal, se o consumidor está no Orkut, é lá que as marcas devem estar. Mas, voltando à questão: Redes Sociais trazem resultados? Em quanto tempo? Como medir? Essas três perguntas estão na boca de qualquer gestor de marca, se eles vão investir 10 ou 100 mil reais em uma ação, querem saber o que isso trará de retorno.
Retorno dá, claro, mas as Redes Sociais não dão um resultado satisfatório sozinhas. Elas devem fazer parte de uma estratégia maior de presença digital, devem ser uma das ações dentro do ambiente online, assim como games, blog, otimização no Google ou presença em buscadores de preço.
O consumidor está em vários pontos de contato na web em busca de relacionamento, pesquisas e novidades; logo, a marca tem que estar nesses pontos, afinal a melhor maneira de encontrar o consumidor é ser encontrado por ele.
Muitas ações
Redes Sociais dão retorno, sim, desde que o projeto seja de longo prazo, a marca gere conteúdo relevante e se preocupe em se relacionar com o consumidor primeiro, para depois lhe oferecer um produto. Com essa ação de longo prazo, e que tenha conteúdo, as marcas vão conseguindo mais seguidores, seu site será mais acessado e com isso será mais relevante para o Google, aumentando o Page Rank e melhorando a posição na busca natural. Mais pessoas vão indicando a amigos o site ou produto.
Além disso, o gestor mensurando cada passo do internauta e vendo o sucesso da marca na web, começa a querer investir mais no meio, assim, campanhas de Links Patrocinados são colocadas no ar, essa ação gera mais resultado e, com isso, sites e portais entram no mix de comunicação digital da marca. Através das Redes se entende a cabeça do consumidor, fator de eterna busca pelos profissionais de planejamento.
Enfim, dando ou não resultados, estar nas Redes Sociais é imprescindível, tem que estar, porque se o Google ainda é a primeira fonte de busca de uma marca pelo usuário, as Redes Sociais são a segunda.
Em resumo, Redes Sociais sozinhas não geram um retorno satisfatório às marcas. Em alguns casos, mal pagam o investimento que feito, mas como já disse, estar fora da web é perder um enorme potencial de relacionamento. Ah, claro, de vendas também.
Thais Maia =)
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