quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Política e Mídias socias


Serra e Dilma x Ambiente Virtual
O pioneirismo do atual presidente dos Estados Unidos da América, Barack Hussein Obama, em utilizar a internet como mídia base para fomentar sua campanha política, fez com que esta se tornasse uma nova estratégia da política moderna, inspirando candidatos do mundo inteiro a investirem na rede.
Mas a verdade é que o sucesso de Obama nas mídias sociais é o resultado de um plano estratégico de comunicação que se preocupou em conhecer primeiro o universo virtual e a cyber cultura dos usuários para depois inserir um candidato com um perfil adequado a esse meio, transformando o apoio de seus eleitores em uma enorme comunidade online.
Obama estava presente em todas as plataformas virtuais: blogs, fóruns de discussão, You Tube, redes de celulares e outros, e mais do que isso, conseguiu utilizar de maneira correta cada uma dessas tecnologias que serviram para fortalecer a sua imagem carismática, inteligente e com ideais inovadores junto ao público jovem.
Como todos os políticos que acompanharam a “Revolução Obama” os brasileiros também tentaram entrar na rede com mais do que um site nessas eleições de 2010, porém, ter uma presença online não é o suficiente para convencer esse público. 

Analise da comunicação estratégia virtual dos candidatos a Presidência da República:

- Candidato José Serra
O candidato do PSDB, José Serra está presente nas principais plataformas virtuais: Twitter, Orkut, Flirck, Facebook, You Tube,Vimeo e Blog, na frente dessa campanha estava o expert em mídias sociais indo-americano Ravi Singh que teve sua estratégia questionada por experts em web locais do PSDB e hoje não é mais responsável pela comunicação de Serra na rede.
A mídia virtual mais usada por Serra é o Twitter, com 530,528 seguidores, como qualquer outro usuário, o candidato conta o dia-a-dia, que música está ouvindo, qual livro está lendo, que cidade irá visitar e outras coisas sem relevância, mas dificilmente interage com alguém, só responde coisas corriqueiras e quando é questionado a respeito de assuntos pertinentes simplesmente não responde.
No blog serraescreve.blogspot.com, podemos encontrar vários textos de autoria do candidatado, porém os usuário não conseguem comentar nada, o mesmo acontece com os vídeos postados no You Tube.
No Flirck os comentários são moderados, você pode até comentar, porém, os outros usuários não podem visualizar, aparecem apenas comentários do tipo: “Ficou um gato com esse chapéu!! Esta parecendo um artista de Hollyood!! Gostei, é bom que te protege do sol!!!”.
O Site www.serra45.com.br é visualmente agradável, tem foco nas propostas do candidato, mas não possui interatividade, na parte superior aparece uma foto de Serra e do seu vice (Índio) com um design moderno, na parte inferior podemos observar um avatar em 3D do Candidato se aproximando do perfil jovem. No inicio ao acessar o site, o usuário tinha dificuldade para encontrar os links dos perfis sociais, hoje, todos os ícones estão próximos do avatar.
- Candidata Dilma Roussef:
A candidata do PT, Dilma Roussef também está presente nas principais plataformas virtuais: Twitter, Identica, Flirck, You Tube, Facebook e Blogspot,
No site da candidata é visualmente mais poluído, com informações desordenadas, possui vários vídeos com comentários moderados sempre elogiando a candidata, a navegação não é intuitiva e tem informações em excesso na Home Page.
O conteúdo do seu blog é focado na difamação do candidato Serra, sua família e seu partido, com charges pesquisas e artigos onde os usuários não podem fazer nenhum comentário.
Dilma ainda foi vítima de um viral negativo com supostas “falsas informações” sobre a sua vida política e pessoal, atualmente sua assessoria de imprensa montou uma espécie de departamento contra essa correte, lançando uma campanha viral chamada “Em nome da verdade”.
No perfil do Flirck estão expostas fotos da candidata fazendo campanha, onde o usuário também não consegue comentar
Dilma possui 275,321 seguidores no twitter, e utiliza a ferramenta anda mais superficialmente do que Serra, funcionando como uma espécie de GPS, informa de hora em hora onde a candidata está, além de outras coisas sem relevância, ela não interage com ninguém e não responde á perguntas.
Conclusão:
As redes sociais podem influenciar tanto negativamente quanto positivamente, isto vai depender da forma como os candidatos iram utilizar as plataformas virtuais. Hoje os políticos querem ter presença na rede através de um conceito de “Spam”, ou seja, querem invadir o espaço e convencer os eleitores potências de suas idéias, porém, sem discuti-las. Eles estão em todas as mídias sócias mais simplesmente ignoram os usuários, pois não entendem o conceito de “Rede” de discutir idéias e compartilhar experiências.
O Fenômeno Obama só aconteceu porque ele entendeu que quem entra na internet tem que literalmente “dar a cara a tapas” correndo riscos e sendo o mais transparente possível, porque essa é a necessidade desta geração, os internautas não querem apenas informação, mas sim interação e verdade.

Talita Fonseca e Clarissa Andrade

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