terça-feira, 19 de outubro de 2010

A evolução do blog como ferramenta de comunicação coorporativa

Desde 1997 mais de 10 milhões de blogs foram criados com mais de 100 milhões de leitores frequentes, porém com o passar dos anos assim como o ambiente virtual os blogs foram evoluindo, e essa evolução pode ser dividida em fases:
Fase Diário online: Nesta época, os blogs eram espécies de diários extremamente pessoais, relatando com fidelidade o cotidiano do seu dono, expondo coisas corriqueiras do dia-a-dia.
Fase dos Neologismos: Nesta fase os blogueiros começaram a criar a sua própria linguagem, uma comunicação especifica entre os internautas, cheia de neologismos, abreviações e termos em inglês, mas o foco do conteúdo ainda era a vida pessoal.
Fase Profissional: Esta fase é a que estamos vivendo hoje, os blogs ficaram mais maduros, focados em temas e alguns até rendem dinheiro aos seus donos, através de publicidade, se tornando uma nova mídia para veiculação de campanhas criadas por agências. Com o surgimento de outras plataformas digitais como o You Tube e o podcast, os blogs se tornaram um mini conglomerado de comunicação.
A internet sempre foi dividida em dois universos distintos: o universo dos usuários comuns que limitavam a utilização da internet no acesso a sites coorporativos (estáticos e frios) e a utilização de emails, porém o segundo universo também conhecido como blogosfera era composto por usuários que enxergavam na internet a possibilidade de revolucionar a sociedade, eram os formadores de opiniões, conhecidos como blogueiros, esses indivíduos usaram a internet para expor suas idéias e experiências, levantar debates em fóruns de discussão, compartilhar informações de interesse social, político, religioso e outras coisas corriqueiras.
Com o passar dos anos as empresas foram percebendo a linha tênue que separava esses dois públicos e a importância de inserir uma marca neste ambiente, proporcionando uma interação entre empresa e cliente. Foi a partir desta nova demanda que o uso dos blogs se estendeu ao cenário empresarial, daí surgiram os chamados blogs coorporativos.

Talita Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário