quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mídia impressa na era digital

A evolução tecnológica vem gerando incerteza do futuro. Você já parou para pensar se as mídias tradicionais vão sobreviver durante muito tempo.....?

A questão do tempo é valorizada quando falamos das mídias digitais, em alguns cliques temos as informações em tempo real, seja através dos computadores e celulares via internet.

Mídia digital é a evolução passo a passo junto ao mundo, ao novo, ao inesperado. É estar aqui e em poucos segundos no outro lado do mundo.

A popularização do computador não eliminou o uso do papel e da mídia impressa.

As mídias impressas, sejam livros, revistas, jornais, cartazes, flyers, entre outros apresentam grande importância no processo de comunicação, como apoio a outras mídias e a própria mídia utilizada. É ainda considerada como mídia popular, adapta-se ao ritmo do leitor, é de fácil transporte, não possui horário específico para distribuição, é integrável a qualquer outro meio e não necessita de equipamento específico para ser utilizada.

Para anunciar em mídias tradicionais impressas o preço é maior em relação às mídias digitais, este é outro fator que deve ser observado.

Ainda existe a satisfação do leitor em ler aqueles anúncios de página dupla que traz o seu nome na chamada. A mídia impressa, se bem utilizada, proporciona resultados satisfatórios, desde que sejam criativos, inovadores e coerentes.

Esta ameaça de diminuição de circulação dos canais impressos é o caminho para uma nova adaptação às novas mídias. Parte da população acha desconfortável ler através dos meios eletrônicos e outros já estão acostumados a ler o impresso habitualmente.

Grande parte de revistas e jornais já estão inseridas em portal de notícias em tempo real , esta é a adequação que deverá acontecer em conseqüência da globalização digital.

Os leitores estão à procura de conteúdo de diferentes formas e o futuro das mídias impressas é convergir a utilização da web a seu favor.

A web faz parte da nova configuração do mundo e não há como fugir disso, é real, em tempo real.

Beth Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário